Ansiedade, uma Questão Emocional ou Vibracional?

A ansiedade faz parte de nosso dia-a-dia. Em nossa vida cotidiana estamos sempre correndo de forma exaustiva; desde que acordamos até chegar ao nosso trabalho; no trânsito, ônibus, filas.

Somos movidos por uma necessidade incessante de estar sempre a um passo adiante de onde nós deveríamos estar.

O Tempo, nosso fiel algoz, extremamente implacável, a cada segundo nos lembra de tentarmos – a qualquer custo – acompanhá-lo e estar em sincronia com ele.

Esse texto acima poderia ser lido há 50 anos e também teria muito sentido nos dias de hoje, nesse minuto, pois é uma constante na vida do ser humano moderno.

Atualmente a tecnologia nos conecta a tudo de forma inimaginável, facilitando nossas atividades que levavam horas e hoje apenas minutos, ou até segundos, mas nem por isso, conseguimos aumentar nosso tempo disponível e equalizar nossos afazeres diários de forma adequada e equilibrada.

A ansiedade é um estado cada vez mais constante em nosso emocional no nosso dia a dia, nas palavras, nos gestos.

Até onde essa palavra que vem do latim (ANGUERE, “apertar”, “sufocar,“atormentar”, “causar tensão”) consegue atrapalhar e nos causar um efeito tão devastador e nocivo ao nosso físico emocional, psicológico, energético e espiritual?

Banhos e Ervas

A pessoa “é” ou “está” ansiosa sempre que sente-se tensa, apreensiva, inquieta, com reações físicas, tais como:

• Tremores;

• Taquicardia;

• Sudorese intensa;

• Náuseas e enjoos, cólicas abdominais;

• Falta de ar;

• Falas rápidas e incompletas;

• Dor ou desconforto no peito;

• Sensação de tontura, vertigem ou desmaio;

• Sensação de formigamento nas mãos e pés

Medo

Um dos principais ‘’aliados’’ para potencializar a ansiedade é o Medo.

Parceria esta infalível para fazer de você um ansioso mais graduado, perdendo incontáveis noites de sono e talvez uma gastrite e, é claro, alguns dos sintomas do parágrafo anterior.

O medo é gerado por um pensamento ou situação que gera temor por exposição a algum tipo de perigo que pode ser fictício ou real, mas incondicionalmente, gera a ansiedade.

Pode acontecer também, por absorvermos vibrações desequilibradoras provenientes de locais ou pessoas, e acabamos nos sintonizando com essa frequência.

No momento atual, estamos passando por uma pandemia do novo Coronavirus e nos deparamos com a possibilidade real e clara a nossa frente, que é a morte.

Só pelo fato de defrontarmos com essa possibilidade nos causa um temor muito grande, sabemos que a morte é inevitável e certa para todos os seres, mas guardamos essa verdade na ‘’gaveta’’ mais funda do nosso consciente, pois não a aceitamos.

Transtornos de Ansiedade

Quando o medo e a ansiedade fogem do nosso padrão normal do cotidiano e se torna incontrolável, gera o que chamamos de transtornos de ansiedade, caracterizados por medo excessivo e uma ansiedade incontrolável.

Situações, tais como as lembranças que persistem após uma experiência traumática (morte de um parente muito próximo, por exemplo) ou nas fobias tais como:

• Medo intenso de falar em público ou participar de eventos sociais

• Temor exagerado de determinada situações objetos (elevador, avião, insetos, escuro, etc.).

• Preocupações excessivas com os fatos comuns, porém gerando uma fixação e ou pensamentos obsessivos e comportamentos repetitivos, que nós conhecemos como manias.

Cada um desses transtornos tem manifestações distintas, mas todos estão intrinsecamente relacionados ao medo e à ansiedade e consequentemente, ao nosso padrão vibratório e energético.

A Ansiedade pode gerar compulsões tais como, a ingestão de alimentos.

Comer excessivamente além do habitual é um dos mais comuns efeitos, principalmente alimentos calóricos e ricos em carboidratos, buscando uma saciedade que traga alento ao emocional.

Outro tipo de compulsão que pode acontecer é a ingestão de bebidas alcoólicas, pois o indivíduo busca um “escape” do fator causador do seu stress e gerador de ansiedade .

O álcool tem como ação o relaxamento muscular em nosso organismo.

Mas o que tudo isso tem em comum com o aspecto vibracional e energético do nosso corpo?

Nós, seres humanos, somos naturalmente integrados, e apesar de nosso amplo conhecimento sobre tecnologias, autoconhecimento e espiritualidade, pouco entendemos ou compreendemos que “Somos UM”.

Aromaterapia

Somos Um

Somos corpo, mente, espírito e energia, geramos constantemente campos vibracionais e magnéticos, e esses campos estão em constante movimentação e alteração de frequência, sendo diretamente alterados por nossos pensamentos e emoções.

Temos campos internos e externos com funções e frequências ainda pouco conhecidas, mas notamos a sua existência em nosso dia a dia através do seu efeito como, por exemplo:

• Quando nos aproximamos de uma pessoa extremamente alegre e dentro de alguns minutos nos’’contagiamos’’ com essa vibração.

• Quando nos aproximamos de uma pessoa depressiva e nos sentimos “desconfortáveis”, mas deste assunto, tratarei em um próximo artigo.

Assim, quando estamos em desequilíbrio emocional temos uma alteração em nosso sistema vibracional, que trás como consequência a falta de equilíbrio geral.

Independentemente da causa e efeitos físicos citados anteriormente, temos os efeitos vibracionais em nosso campo energético.

Nosso campo energético está numa frequência de equilíbrio, onde há a troca natural e saudável de energias, porém quando entramos em desequilíbrio, seja por fatores externos ou internos, nosso padrão energético descompensa; afeta e acentua ainda mais as características do agente causador (seja físico ou emocional).

Numa situação de ansiedade, independente da causa, o nosso padrão vibratória muda para uma frequência baixa e começamos a receber e nos conectarmos com vibrações mais baixas (negativas) e
somos inundados por elas, o que acaba potencializando os efeitos do estado psicológico e emocional em que nos encontramos, assim, um circulo vicioso se forma.

O que podemos entender é que independente da situação ou fato que desencadeou a ansiedade ou desequilíbrio em nível energético, permanece sendo ele aliado aos pensamentos e atos de cada indivíduo, com maior ou menor intensidade.

Devemos ter em mente que quando estamos num estado de ansiedade e temos consciência relativa sobre isso, tentamos controlar tudo o que está a nossa volta – situações ou pessoas – para que eliminemos o fator causador, só que na verdade, na maioria dos casos nos tornamos mais ansiosos para tentar controlar os fatores que geram ansiedade, parecendo um círculo sem fim.

Mas qual a solução para não ficarmos ansiosos ou minimizar seus efeitos?

O primeiro e maior passo, é o reconhecimento do problema e mudança de algumas atitudes. Vamos começar pelo lado físico:

• Iniciar ou manter uma atividade física regular

• Desenvolver uma dieta saudável

• Evitar suplementos alimentares

• Evitar a cafeína (café, chá preto, refrigerantes a base de cola, energéticos)

• Evitar açúcar, glutamato, etc

• Evitar bebidas alcoólicas

• Evitar o uso de nicotina

• Exercícios de relaxamento (yoga, exercícios de respiração ajudam a reduzir a ansiedade)

• Sono regular

• Participar de um grupo de apoio e atividades sociais também pode ajudar.

Quanto à parte energética e vibracional, podemos ter uma premissa geral que é nos mantermos positivados e harmoniosos conosco e com quem nos rodeia.

Para que consigamos obter esse equilíbrio de forma constante temos que seguir as recomendações citadas acima e também exercícios ou práticas de desimpregnação energética.

Formação em PNL

Essas práticas podem ser:

• Cunho Religioso ( passes,banhos etc.),

• Forma Energética e Natural, como contato com a natureza mais pura (matas, florestas, lagos cachoeiras)

• Vibracional como Técnicas de Cromoterapia e Gemoterapia,

• Motivacional com Técnicas de Conscientização e PNL

Todas com excelente grau de melhora, seja individualmente ou em conjunto.

Essas práticas mencionadas ajudam a devolver o equilíbrio e harmonia, além de proporcionar leveza e relaxamento.

A pessoa fica apenas com a sua própria energia, o que faz com que o seu corpo vibre numa frequência única, alta e harmônica, trazendo um bem estar incomparável.

A ansiedade e o medo são respostas emocionais que fazem parte da nossa existência, para sobrevivermos como espécie; portanto, não podemos retirá-las integralmente do nosso ser.

A ansiedade no nível certo, nos deixa atentos e em alerta para poder avaliar nossos desafios de nossas vidas.

A nossa missão é encontrar o nível certo de ansiedade, para que tenhamos um equilíbrio diante dos obstáculos e contratempos que a vida nos apresenta, sob todos os aspectos psicológicos, vibracionais, energéticos e espirituais.

Em resumo: ‘’Somos o que pensamos, somos o que sentimos, somos o que vibramos!’’


Terapia Complementar
Desenvolvimento Pessoal
Espiritualidade