Dores Nas Costas – Existe Um Conflito Por Trás?

Muitas pessoas no mundo sofrem com dores nas costas, que podem ser ao longo de toda a coluna: tanto na lombar, quanto na torácica ou cervical.

É um sintoma muito comum, mas não é normal!  

O que a maioria das pessoas faz para aliviar as dores é o uso indiscriminado de medicamentos do tipo relaxante muscular, exercícios físicos ou até fisioterapia.

Muitas vezes, as dores nas costas incapacitam o indivíduo de levar uma vida normal.

Mas você já pensou que um conflito, que tenha sido impactante, inesperado e vivido de forma dramática, possa ser a causa desse sintoma tão desconfortável e doloroso?

Para o Bioalinhamento, já explicado anteriormente em outro artigo, todo sintoma tem uma causa.

Doenças idiopáticas (sem causa definida) e até as patologias autoimunes, tem um conflito causador.

A nossa coluna vertebral está relacionada ao tecido embrionário mesoderma novo.

Este tecido dá origem aos nossos ossos, músculos, ligamentos, articulações, vértebras… tudo o que nos dá SUSTENTAÇÃO, e é ela que nos dá o suporte de todo nosso corpo e da nossa cabeça.


Medicina Chinesa

A Coluna Vertebral

É uma estrutura flexível que une o cóccix (último osso) com o crânio, formada por 26 vértebras separadas por discos intervertebrais e ainda o osso sacral.

Ela protege toda a medula espinhal, presente em seu interior, é responsável por toda a comunicação nervosa do nosso corpo.

Partindo do princípio que a função biológica da coluna é de sustentação, podemos associar o tipo de conflito geral que a envolve: desvalorização e impotência.

Uma situação impactante que representa a nossa flexibilidade e resistência frente a acontecimentos da vida, da nossa capacidade de amortecer os golpes.

Afunilando um pouco mais, cada área da nossa coluna, dentro do conflito geral de desvalorização e impotência, ainda podem estar relacionadas, individualmente, a traumas um pouco mais específicos.

Coluna Cervical

A coluna cervical está relacionada, geralmente, a situações de incapacidade de comunicação, um sentimento de submissão, conflitos associados à injustiça, oposições ou tomada de decisões.

Coluna Toráxica

Já a nossa coluna torácica, os conflitos podem estar relacionados à desvalorização ou impotência na família, como por exemplo, uma pessoa que sofreu um impacto dramático e esta era o pilar da família (a base de sustentação de seus familiares). 

Coluna Lombar

Já a coluna lombar, num contexto de desvalorização e impotência mais específico, pode estar associada a situações conflituosas com os demais e também com a nossa própria personalidade.


constelação familiar

Por isso, ao fazermos a anamnese do paciente, precisamos ir a fundo na história dele, a fim de encontrarmos a raiz do sintoma.

Cada pessoa tem uma história, crenças, experiências e percepções únicas!

É ouvindo, prestando atenção na história, sem julgamentos, que conseguimos chegar na causa do sintoma!

E é chegando na raiz do problema que o paciente muda sua percepção, podendo evoluir e se autocorrigir biologicamente!

Falamos sempre: Não é um sintoma, é a sua história!


Terapia Complementar
Desenvolvimento Pessoal
Espiritualidade