Tensão Muscular na Visão da Medicina Chinesa

Dores musculares, também designadas por mialgias, resultam de tensões nos músculos, localizadas ou não, e que podem assumir formas e gravidade distintas.

As consequências são várias, mas junto com elas vem a dificuldade em realizar atividades do dia a dia sem pensar na dor.

Ficar sentada incomoda, ficar em pé cansa e tudo dói. Os músculos se tencionam e doem como se fossem fortes lesões.

A lombalgia e tendinite são tipos de Dores Musculares localizadas, sendo que a fibromialgia pode ser generalizada a todo o corpo.

A deficiente circulação de energia provoca uma estagnação, a qual induz uma diminuição de nutrientes nos músculos, dificulta os movimentos de contração e relaxamento e impede a recuperação muscular.

Muitos pacientes optam pela Medicina Chinesa para tratamento das dores musculares após utilizarem analgésicos que não eliminaram as causas das dores musculares.

A Medicina Chinesa obtém resultados clínicos mais eficazes e permanentes, quanto mais cedo for iniciado o processo terapêutico para o tratamento das dores musculares.

O Yin Qi denso provocado pela deficiência da atividade da Baço é transferido aos músculos, tornando-os tensos, fracos e doloridos.


Medicina Chinesa

O paciente que come muito glúten, leva a umidade que também leva a tensão muscular.

A acupuntura ativa a energia dos músculos e tendões; fortalece e transfere o sangue aos músculos; fluidifica o Yin Qi, diminuindo a tensão.

A acupuntura atua no aumento geral do limiar da dor, na diminuição da dor no plano segmentar (fibras A – delta contra fibras tipo C), na melhora da circulação sanguínea, na regulação hormonal e no relaxamento muscular geral, diminuindo os espasmos musculares.

Na Medicina Chinesa denominamos as patologias dos problemas musculoesqueléticos de Síndrome de Obstrução Dolorosa (BI) – que indica dor, sensibilidade ou formigamento dos músculos, tendões e articulações.

Elas podem ser causadas por traumas, lesões e esforços repetitivos, mas também, por:

Vento: que causa rigidez, dor migratória em músculos;

Frio: contração, espasmos e dores musculares

Umidade: dor, inchaço, entorpecimento e sensação de peso.

A acupuntura irá diagnosticar o desequilíbrio e tratá-lo, proporcionando alívio e cura.

Para esses casos é a melhor indicação de tratamento, além de ser natural, não causando efeitos colaterais.

Referência Bibliográficas:

  • Maciocia, Giovanni, A Prática da Medicina Chinesa, Editora Roca, 1996.
  • Acupuntura Em ortopedia, prof. Ms. Jean Luis de Souza

Terapia Complementar
Desenvolvimento Pessoal
Espiritualidade