Medicina Chinesa e Saúde

A Medicina Chinesa busca restabelecer o equilíbrio do paciente através de seus recursos milenares, como o Feng Shui, Qi Gong, Dietoterapia chinesa, Fitoterapia chinesa, Ventosaterapia, Moça terapia, Acupuntura e Massagem, técnicas que visam ajudar o organismo se recuperar.

Mesmo quando usa-se fármacos naturais, a ideia central não é suprir o organismo dos elementos que ele necessita, mas sim de estimular a sua recuperação espontânea, sendo uma solução gradual e natural para o organismo.

A Medicina Chinesa é baseada no equilíbrio da pessoa em ressonância com as Leis do Universo, equilíbrio esse entre corpo, mente, espírito e meio ambiente que observou-se em milhares de pacientes, ao ocorrer desequilíbrio nas leis naturais, aparece a doença.

Restabelecendo a Harmonia

O intuito principal é a prevenção e a manutenção da saúde, mas quando o desequilíbrio se instala dando origem a disfunções energéticas, emocionais e físicas, a solução torna-se restabelecer na pessoa o estado harmônico através do equilíbrio.

A Medicina Chinesa busca a causa dos problemas, seja físico, energética, emocional ou ambiental.

Os nódulos musculares dolorosos em muitos casos são gerados por estresse, a enxaqueca pode acontecer por não conseguir tomar uma decisão.

Equilibre-se

A base do universo é o Que (energia) formado por duas energias Yin e Yang, a energia Yin é a massa, contração, frio, sangue e Yang é fluído, expansão, calor, energia.

Possui os 5 Elementos ou movimentos, são cinco estados energéticos que permanecem em constante transformação, através deles é possível diagnosticar e tratar os desequilíbrios.

Elemento Madeira

O elemento Madeira, conta com o órgão Fígado, a víscera Vesícula biliar, sabor ácido, emoção negativa a raiva.

Elemento Fogo

Elemento Fogo, órgão Coração e víscera Intestino delgado, também o Pericárdio e Triplo Aquecedor, sabor amargo, emoção negativa a ansiedade.

Elemento Terra

Elemento Terra, órgão Baço e víscera Estômago, sabor doce, emoção negativa a preocupação.

Elemento Metal

Elemento Metal, órgão Pulmão e víscera Intestino grosso, sabor picante, emoção negativa a tristeza.

Elemento Água

Elemento Água, órgão Rim e víscera Bexiga, sabor salgado, emoção negativa o medo.

Medicina Chinesa

Avaliando apenas esses princípios apresentados já é possível diagnosticar desequilíbrios a fim de tratá-los.

Elemento Madeira – Desequilíbrio

Um desequilíbrio no elemento Madeira, como a raiva, pode deixar a pessoa com dificuldade em tomar decisões, desejo pelo sabor ácido ou aversão a ele, pedras na vesícula, esteatose hepática, má circulação sanguínea, fraqueza em tendões e diversos tipos de dores.

Elemento Fogo- Desequilíbrio

No elemento Fogo, a ansiedade, é gerada e gera calor no corpo, levando a pressão arterial alta, AVE, enxaquecas, desejo pelo sabor amargo ou aversão a ele, problemas cardíacos, veias e artérias enfraquecidas.

Elemento Terra – Desequilíbrio

O Elemento Terra, se desequilibra com a preocupação excessiva, a pessoa tem desejo por sabor doce ou aversão, peso excessivo, fome excessiva, anorexia, diabetes, edemas, hemorragias.

Elemento Metal – Desequilíbrio

Já no elemento Metal, a tristeza excessiva leva a depressão, desejo por sabor picante ou aversão a ele, também pode-se pessoas asmáticas, com problemas respiratórios frequentes, crises alérgicas ou problemas de pele.

Elemento Água – Desequilíbrio

O elemento Água, inicia seu desequilíbrio com a insegurança, depois o medo e pode evoluir a síndrome do pânico, aversão ou desejo pelo sabor salgado, problemas de infecção urinária, pedra nos rins.

Cura Energética

Essas são apenas alguns desequilíbrios energéticos básicos que podem ocorrer e levar a pessoa a doenças emocionais ou físicas.

Através da alimentação correta e de outras técnicas é possível dar condições para que o organismo se recupere e volte ao seu equilíbrio.

O corpo é dotado de sabedoria e capaz da autocura, antes de uma doença emocional ou física acontecerem o corpo buscou de todas as formas para se ajustar ao que ocorre, tentando se equilibrar.

Porém, com a alimentação inadequada, falta de exercícios físicos, respiração errada e estresse cotidiano, fica muitas vezes difícil ou impossível do corpo conseguir seu equilíbrio.

É nesse momento que o acupunturista consegue através  do Yin/Yang, 5 Elementos, diagnóstico do pulso e língua traçar a melhor conduta de pontos, alimentos, fitoterápicos e demais técnicas conseguir estimular o organismo a uma autocura.

A busca pela saúde e equilíbrio é diária e a Medicina Chinesa ensina e torna cada pessoa capaz de se equilibrar através da Dietoterapia chinesa e dos exercícios de Qi Gong.

Esse é o princípio básico da boa saúde.

Fontes:

Arantes, Andrea Maciel; Dietoterapia chinesa – Nutrição para o corpo, mente e espírito; ed. Roca.

Maciocia, Giovanni; A prática da medicina chinesa – Tratamento das doenças com acupuntura e ervas chinesas; Ed. Roca.

Ross, Jeremy; Sistemas de órgãos e vísceras da medicina tradicional chinesa; ed. Roca


Terapia Complementar
Desenvolvimento Pessoal
Espiritualidade