Fibromialgia na Massoterapia Clínica e Medicina Chinesa

A Fibromialgia – ou SFM – foi reconhecida e classificada apenas em 1990, tratando-se de uma síndrome complexa em que os pacientes apresentam um número muito variado de sintomas, que vão desde uma cefaleia, passando por fadiga, dores musculares generalizadas, sintomas emocionais ou síndrome do cólon irritável.

SFM: Síndrome da Fibromialgia

SFM primária: causa obscura com evidências que sugerem uma disfunção neuroendócrina.

SFM secundária: é causada por distúrbios psicológicos ou por traumas físicos. 

Na década atual estima-se que a fibromialgia  seja a segunda condição mais encontrada nas clínicas de tratamento de dor crônica, seja ela, na massoterapia, acupuntura, fisioterapia ou clínicas médicas.

Como se trata de uma grande variedade de sintomas, tornou-se benéfico ao paciente ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar de profissionais.

Há predisposição genética, sendo mais comum em pessoas com história familiar de depressão e/ou alcoolismo, e/ou abuso físico e sexual na infância, drogas ou distúrbios alimentares.

Ocorre em crianças e adultos, com maior prevalência em mulheres entre 40 e 50 anos. Sua duração pode ser de anos, e mesmo não sendo comum, pode se manifestar durante a vida toda.


Medicina Chinesa

As condições associadas a essa patologia incluem:

problemas menstruais

síndrome da dor miofascial

insônia

disfunção temporomandibular (ATM)

síndrome da fadiga crônica

ansiedade

depressão

cefaleias

alguns tipos de artrite

dor neurogênica periférica

dor torácica não cardíaca

Não existe ainda estatísticas para indicar um prognóstico, a severidade crônica flutuar e suas complicações afetam a qualidade de vida da pessoa e não o curso clínico da síndrome.

A dor é difusa e a condição pode permanecer por décadas, não sendo progressiva, ou seja, não deteriora órgãos e articulações envolvidas no processo e não é fatal.

“A fibromialgia (FM) atige de 2 a 10% da população mundial, sendo predominante entre mulheres jovens e de meia idade (20 a 50), em uma proporção de sete mulheres para cada homem. Estes são os dados que temos, mas pode acometer pessoas de qualquer idade ou gênero”.

Dr. Charles Amaral de Oliveira, membro da American Society of Interventiomal Pain Physicians (ASSIP).

De acordo com os critérios estabelecidos pelo American College of Rheumatology, o disgnóstico clínico depende da confirmação de pelo menos 11 de 18 pontos sensíveis no corpo.


Ventosaterapia

Sinais e sintomas:

Alodinia (um estímulo normalmente indolor percebido como doloroso)

Intolerância ao frio

Fadiga de moderada a profunda

Dor muscular generalizada

Rigidez generalizada, com pioras no início e no final do dia e após períodos de imobilidade

Dor com duração e pelo menos 3 meses

Parestesia distal (queimação, dormência, formigamento e pontadas nas mãos e pés)

Dor e/ou sensibilidade palpável em 11 de 18 pontos

Privação de sono restaurador, independente do número de horas dormidas

Dor e depressão exacerbadas por insônia

Dor exacerbada pelo esforço.

Orientações de autocuidado:

O foco de cada sessão, bem como do autocuidado do paciente, deve enfatizar o aumento da circulação sanguínea, alongamento e manutenção da respiração.


DO-IN

Medicina Chinesa

Na Medicina Chinesa, explica-se a Fibromialgia como acometendo mais mulheres de meia idade, do biotipo madeira com terra. São mulheres que deixaram de lado sua própria vida e satisfações particulares para cuidar dos anseios e necessidades da família.

Devido a esse estado de suprimir seus desejos e viver em submissão à sua família, ela acaba por enfraquecer as energias do Fígado e Vesícula Biliar.

Isso equivale organicamente a diminuir o fluxo de sangue aos tendões e ao campo emocional, levando assim a uma tensão excessiva e crescente no dia a dia.

Essa tensão irá repercutir em uma tensão excessiva no processo digestivo do Baço, que irá produzir umidade, como já se sabe, produz movimentos lentos que levarão a estagnação energética.

O resultado de tal desequilíbrio são músculos tornando-se hiper sensíveis, tensos e doloridos.

A acupuntura atua no sentido de purificar e fortalecer a estrutura do sangue, melhorando a atividade dos músculos e tendões, irá estimular a formação de calor que deverá aquecer e diluir as estagnações no sangue; com isso, resultando em alívio das dores e relaxamento. Não apenas a nível físico, mas também em nível emocional, trazendo equilíbrio no corpo como um todo.


Aromaterapia

Referências:

  • Borges, Fabrício; Combinações Inteligentes, protocolos eficientes; Centro Benessere.
  • Chaitow , Leon; Síndrome da Fibromialgia – Um Guia para o Tratamento; Manole, 2002.
  • Maciocia, Giovanni; Diagnóstico na Medicina Chinesa – Um guia geral; Roca, 2006.
  • Versagi, Charlotte Michael; Protocolos Terapêuticos de Massoterapia; Manole,2015.

Terapia Complementar
Desenvolvimento Pessoal
Espiritualidade